A Prefeitura Municipal de Campos Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde alerta a população sobre o perigo das caixas d’água destampadas ou com brechas em suas tampas, principalmente, nesta época do ano, em que predominam as altas temperaturas e aumenta o período das chuvas. Agravado ainda pelos danos causados pela forte chuva de granizo que atingiu a cidade.
Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de equipes de Agentes de Combate às Endemias, vem intensificando as ações de enfrentamento à Dengue, localizando e eliminando os focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, em todas as situações possíveis, incluindo os reservatórios domésticos de água, no caso as caixas d’água nas residências.
Constatada a situação de conservação das caixas d’água, sem tampa, com brechas e sujas, é importante que se tomem providências imediatas para conter o avanço da proliferação do mosquito vetor da Dengue e outras doenças.
A Prefeitura está trabalhando para reparar os danos causados pela chuva, mas cabe ainda ressaltar que diante da situação de tantas residências atingidas no que diz respeito às tampas de caixas d’água danificadas, se faz necessário que o morador providencie uma tampa nova ou uma capa de nylon específica para essa finalidade.
Caixa d'água limpa e tampada ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma boa limpeza na caixa d'água ajuda a evitar várias doenças, impedindo ainda a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela, quando bem vedada.
Autor: Prefeitura de Campos Gerais MG
Local: Prefeitura de Campos Gerais MG