29 JUL 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Escorpião: Cuidados e Orientações

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância em Saúde vem fazer um alerta à população.

ATENÇÃO! Evite problemas de saúde causados pela picada do escorpião!

O mês de agosto vem chegando, início da época da reprodução dos escorpiões, período que estes têm maior concentração de veneno.

O escorpião é venenoso! Sua picada pode causar a morte, principalmente em crianças e idosos. O ideal é prevenir antes do problema aparecer! Não existe garantia absoluta de que o animal possa ficar longe do local onde você trabalha ou vive. Porém, há formas de evitar os elementos que atraem os escorpiões.

Medidas de prevenção:

Não acumule lixo, restos de materiais de construção e entulhos, isso atrai baratas e insetos que são os principais alimentos para os escorpiões;

Utilize tampas nos ralos de banheiro e pias de cozinha e panos nos vãos das portas;

Faça a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica escondido durante o dia e sai para caçar à noite;

Examine com frequência e cuidado armários e guarda-roupas;

Agite roupas, toalhas, panos, bolsas e calçados antes de usar.

Se for picado por escorpião:

Mantenha a calma, lave o local da picada apenas com água e sabão e procure uma unidade de saúde com urgência.

Não existe veneno eficaz contra escorpião, inclusive o Ministério da Saúde não recomenda o uso destes produtos, pois biologicamente os escorpiões são muito resistentes, e percebem facilmente o perigo por meio de seus sentidos aguçados. O uso causa o efeito desalojante destes animais, ou seja, fazem com que eles saiam de seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes. Por isso é importante a população fazer sua parte e manter sua propriedade urbana limpa e livre de entulhos para evitar problemas de saúde e penalidades por infração ao Código de Postura Municipal.

Evite acidentes! Todos devem colaborar!

Autor: Prefeitura de Campos Gerais MG
Local: Prefeitura de Campos Gerais MG