04 MAI 2017
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESCLARECE SOBRE OS 100 DIAS DE GESTÃO

100 dias de Gestão na Educação de Campos Gerais.

1. Como foi o início da Gestão 2017/2020?

A organização para o ano seguinte se inicia, no final do ano anterior, no mês de dezembro já é feita a escolha pelos profissionais da Educação, do local de trabalho no qual estarão no ano seguinte. Essa escolha é feita nesta data para que possam sair de férias mais tranqüilos.

O ano de 2017, foi iniciado com mudanças, em meados do mês de janeiro, fizemos a mudança da Secretaria de Educação para o novo prédio da Prefeitura Municipal, onde até hoje continuamos em constante organização.

1. E o ano letivo? Como foi seu início?

Nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, conforme O Calendário Escolar, foram dias escolares, nestes dias, os profissionais da Educação foram para seus locais de trabalho, durante esses três dias a Equipe Pedagógica da SEMEC propôs e realizou o estudo do PPP (Projeto Político Pedagógico) com a equipe de cada escola/instituição, para oportunizar a todos os envolvidos o conhecimento e posterior prática , foi feito também o Estudo do Calendário Escolar de 2017.

No dia seis de fevereiro iniciaram as aulas e com elas começaram os desafios: transporte, vagas e outros.

A equipe da SEMEC foi até as escolas para a realização de matrículas e rematrículas de todos os alunos, organizou os diários de classe que foram entregues aos professores regentes de turmas das escolas rurais, enquanto que nas escolas João Cândido de Faria e João Barbalho os diários são organizados na própria escola.

As  escolas João Cândido de Faria e João Barbalho receberam a visita da Equipe da SEMEC para verificação de toda documentação escriturária da escola, onde verificou-se  que está em andamento.

1. Sabemos que as reuniões pedagógicas são obrigatórias. Como elas acontecem nas escolas municipais?

As reuniões acontecem quinzenalmente para que haja troca de experiências, é o momento onde as supervisoras e as Analistas do PIP tem para passar orientações aos professores , onde há interação e participação de todos para o melhor funcionamento e maior qualidade na Educação.

Neste início as reuniões estão sendo aproveitadas para realização do estudo do Regimento Escolar de cada escola, pois é embasado no Regimento Escolar que podemos trabalhar com mais segurança, proporcionando aos nossos alunos um ensino de qualidade, contribuindo para a construção de futuros cidadãos criativos, participativos  e capazes de grandes realizações.

1. Na área da Educação, existe a necessidade de contratos?

Sim existe, pois ocorrem várias licenças para tratamento de saúde e salas de aula não tem como ficar sem o profissional. Nos CEMEIS e CESEI temos contratos de Educadoras e Estagiárias, para o cargo de Educadora não temos concurso em vigência, pois, o número de aprovados no concurso de 2014 não foi suficiente para suprir a demanda, já os estagiários estudantes de pedagogia são contratados para que tenham a oportunidade de fazer seus estágios remunerados. Para o cargo de professor foram nomeados onze concursados e no caso de contrato ´[e seguida a lista do concurso, assim como para o cargo de auxiliar escolar.

1. A Secretaria mantém parcerias para seu melhor funcionamento?

Sozinhos não somos ninguém, a parceria fortalece nosso trabalho, Por isso, temos parceiros importantes como o Conselho Tutelar, Vigilância Epidemiológica com palestras nas escolas, Secretaria de Saúde com o Projeto Saúde Bucal, SRE  Varginha (Superintendência Regional de Ensino) e Inspeção Escolar, no dia dois de fevereiro Encontro de Secretários, no dia 30 de março recebemos a visita do Superintendente de Ensino de Varginha Erivelton e sua equipe, dia 03 de abril participamos do Seminário Final do PNAIC(Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) em Poços de Caldas, participação em Pouso Alegre no IFSULDEMINAS, onde o Prefeito Municipal Sr. José Eugênio da Silva assinou o Termo de Parceria de  novos Cursos para a UAB (Universidade Aberta do Brasil); dia 18 de abril Capacitação de Monitoramento do Plano Municipal de Educação, em Varginha.

Estamos iniciando na Biblioteca Municipal o 1º Desafio de Leitura com premiações, todos estão convidados, os interessados deverão procurar a Biblioteca e fazer suas inscrições.

1. Nas escolas municipais foram feitas melhorias?

Na E.M. João Barbalho foi feita cobertura na parte da frente, para proteção aos alunos na entrada e saída também para melhor organização nas refeições; No CEMEI Dª Belinha mais uma turma de Educação Infantil /1º período (4 Anos) foi aberta para atender toda demanda, para isso, serão construídas mais duas salas de aula. O município foi contemplado com 02 microônibus escolares para melhoria do Transporte Escolar, transportamos diariamente 775 alunos da Rede Municipal e 771 alunos da Rede Estadual.

Nosso trabalho é realizado em conjunto com toda equipe da SEMEC e com os demais profissionais da Educação, professores, educadores e auxiliares escolares, buscando atender as necessidades dos alunos, proporcionando um ensino de qualidade para todos, no início do ano, reunidos professores, supervisores e equipe pedagógica, elaboraram as Avaliações Diagnósticas que foram aplicadas em todos os alunos da rede municipal.

O trabalho dos professores vem sendo de ótima qualidade, todos procuram fazer o seu melhor dando ênfase ao ensino/aprendizagem, prova disso é que atingimos a META do IDEB 2015 que era de 5.7.

Agradeço a Deus pelo DOM da VIDA e a todos os envolvidos no Processo Educacional de Campos Gerais.

Por: Alci Marques

Comunicação & Cultura