11 SET 2019
CRAS REALIZOU AÇÃO NO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Aconteceu no dia 10 de setembro de 2019, às 14 horas, no Clube da Melhor Idade (antigo restaurante popular) a ação realizada pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, para o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (S.C.F.V.), Aliança Da Melhor Idade, com o tema: TODOS JUNTOS UNIDOS PELA VIDA!

O tema abordado faz parte da campanha brasileira SETEMBRO AMARELO, que tem por objetivo a prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A idéia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O encontro contou com a participação do Superintendente de Assistência Social, Valdecy Aureliano Moreira, da Coordenadora do CRAS, Camila Neves Vieira, e das Orientadoras Sociais, Flaviana da Costa Ferreira e Maria Beatriz Silva Oliveira.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra 11 mil casos de suicídio por ano. Porém, ainda que a quantidade de casos seja elevada, ainda há um grande tabu sobre o assunto, gerado pela falta de informação. A desinformação culmina em dificuldade de identificar sinais, oferta e busca de ajuda.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que precisam de ajuda e entram em contato com a associação pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (em um dos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br. (fonte: Jornal O São Gonçalo, edição do dia 02/09/2019)

O CRAS é uma unidade pública estatal da política de Assistência Social, que visa prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Está localizado a Rua Don Inocêncio Engelk, 741, no Centro de Campos Gerais. Os encontros do Grupo Aliança da Melhor Idade acontecem toda terça feira, às 14 horas, no Clube da Melhor Idade.

VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DA NOSSA FAMÍLIA!!!

MAIS SAÚDE DÁ EXEMPLO EM ATIVIDADES FÍSICAS

11/09/2019