24 AGO 2018
MEMBROS DO COLMEIA PARTICIPARAM DE TREINAMENTO PEDAGÓGICO NA UAB

Os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente de Campos Gerais (Colmeia) estiveram reunidos segunda-feira (20/08) e terça-feira (21/08), na Universidade Aberta do Brasil - UAB, juntamente com representantes da COPASA, SICOOB, da Escola Municipal João Barbalho e Prefeitura. Na ocasião houve um treinamento pedagógico participativo sobre o Programa Pro-mananciais pela Engenheira Ambiental Yara Lemos Nascimento Passo e pela Geógrafa Rafaela de Freitas Ribeiro.

Na oportunidade o representante da COPASA Paulo Cesar falou sobre as ações já desenvolvidas pelo Programa Cutivando Água Boa/Pró-Mananciais para proteger, preservar, recuperar e conservar os recursos hídricos da nascente do Córrego denominado Ribeirão do Servo, fonte que abastece a cidade.  Também agradeceu o empenho de todos e solicitou o apoio incondicional para o desempenho dos trabalhos. Outro representante da COPASA Francisco falou sobre o Pró-Mananciais, esclareceu o empenho em viabilizar o projeto e a necessidade de impulsionar as ações para a conquista dos recursos que serão disponibilizados e investidos na preservação dos mananciais que servem para a captação de água a ser tratada pela COPASA. A apoiadora do Colmeia e também representante da COPASA Marília da Silva, afirmou que é necessário que o Programa seja ampliado e que traga novos parceiros. Por meio de uma dinâmica motivou a todos para as próximas ações e garantiu que dará o apoio institucional necessário para contribuir com o trabalho que está sendo feito.

Criado pela Copasa com o objetivo de preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público, o Cultivando Água Boa/Pró-Mananciais busca o envolvimento das comunidades na proteção do meio ambiente. Em Campos Gerais o programa foi implantado em 2015, Já foram realizadas atividades como o cercamento de nascentes; plantio de mudas nativas em mata ciliar; melhoramento de estradas, construção de barraginhas e bacias de contenção da água de chuva.

Representantes da COPASA, da Escola Municipal João Barbalho e as apresentadoras do treinamento

visitaram algumas nascentes e locais onde o Pro-manaciais já atuou.

Veja o trabalho realizado na Serra do Paraíso (CLICK AQUI)

Veja o trabalho realizado nas escolas (CLICK AQUI)

Por: Alci Marques

Comunicação e Cultura