27 JUL 2018
MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS FOI REPRESENTADO NO 34º CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Aconteceu de 25 a 27 de julho o 34º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, capital do Pará. Este ano, o evento teve como tema central a comemoração dos 30 anos do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde - CONASEMS, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde, e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país. Representando o município de Campos Gerais, esteve a Secretária Municipal de Saúde Amanda Vaz Tostes Campos Miareli.

O Congresso CONASEMS promove o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles gestores municipais de saúde,  trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS. O município de Campos Gerais se destacou com o Programa Mais Saúde, realizado pelas equipes da Estratégia da Saúde da Família – ESF, pelo dançarino popular Bruno e pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da família – NASF e Academia da Saúde.

Na abertura, presença do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, com o direcionamento de algumas palavras aos participantes, e também do presidente do CONASEMS de Minas Gerais, Mauro Guimarães Junqueira, que falou em nome de todos os secretários do estado.

Com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”, o encontro, que acontece em ano eleitoral, contou com a presença de candidatos à Presidência da República, com o objetivo de promover o debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

O Congresso também conta com a tradicional Feira “Brasil aqui tem SUS”, com stands dos COSEMS e parceiros. São dois stands especiais, para os COSEMS da região Norte e da região Nordeste. Também houve exposição do acervo do sanitarista Gilson Carvalho durante os 3 dias de evento.

MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS

O congresso trouxe na programação o destaque para a 15ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS", com grande espaço e reconhecimento, e contou com um dia completo para as apresentações. A Mostra dá oportunidade para divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo, com experiências bem sucedidas que podem inspirar profissionais de saúde e gestores.

São cerca de 300 trabalhos apresentados oralmente pelos autores, divididos em salas com a participação do público e de avaliadores. Os melhores projetos por região foram premiados com o valor de R$ 10 mil reais, os melhores por estado serão registrados em vídeo na próxima temporada dos "Webdocs Brasil", enquanto o Aqui tem SUS e os outros premiados por tema e por sala serão contemplados com medalhas e certificados.

PROGRAMAÇÃO

Nos seus três dias de programação, o congresso direcionou as atividades em grandes mesas para discussões dos principais temas ligados ao SUS – 30 anos do Sistema Único de Saúde: Responsabilidades e Financiamento na gestão descentralizada, Unificação dos blocos de financiamento, Governança e Regionalização no SUS, avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Básica. O evento também contou com a mesa “Gestão do SUS e Vulnerabilidade Populacional nas macrorregiões brasileiras”, voltada para o debate dos principais desafios enfrentados por cada uma das cinco macrorregiões do país.

Foram várias oficinas, mesas, debates (inclusive sobre eleições) e reuniões, e na ampla maioria delas a secretária Amanda se fez presente, para trazer o máximo de informações para o município de campos Gerais.

27/07/2018