01 JUL 2021
SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

ATRAVÉS DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, A PREFEITURA REALIZA TRABALHO DE ABORDAGEM SOCIAL.

Diante de ações emergenciais e integradas da Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Assistência Social de Campos Gerais, busca zerar o número de pessoas em situação de rua. Destacamos o trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social que pauta seu trabalho na abordagem e oferta de acolhimento a diversas pessoas, não apenas a pessoas em situação de rua, mas também às crianças, aos adolescentes, aos adultos e aos idosos que no momento encontram-se em situação de rua.

Com o avanço da pandemia e o desaquecimento da economia, essas pessoas enfrentam mais dificuldades de acesso à higiene, além de água e alimentação, é sempre urgente buscar o reestabelecimento e fortalecimento dos vínculos afetivos e comunitários do indivíduo, sendo o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) pilar para execução do trabalho. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Assim, é de suma importância a ações das equipes de abordagem social e de saúde, o que mobiliza todo o diálogo com a rede socioassistencial. Por isso, as ações estão sendo pensadas para que integrem todos os setores da Assistência Social, através de diálogo e encaminhamentos entre a equipe ou através da efetiva busca ativa.

ATENÇÃO: Pessoas em situação de rua são indivíduos que passam as noites dormindo nas ruas, nas praças, embaixo de viadutos e pontes. Além desses espaços, eles também fazem uso de locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, que têm pouca ou nenhuma higiene.

Já a denominação “moradores de rua”, se dá para grupos de pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões.

Destacamos também o trabalho do SINE, que com a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho fortalece o vínculo comunitário, sobretudo daqueles que se encontram, em situação de vulnerabilidade social e que almejam uma oportunidade para demonstrar seus talentos e conhecimentos adquiridos. O SINE busca oportunidades no mercado de trabalho, realizando orientações profissionais, oferecendo dicas importantes que podem melhorar as chances de se obter uma oportunidade e conscientizar o trabalhador em situação de vulnerabilidade social sobre a importância da educação continuada.

Por fim, ressaltamos que para encaminhamento a Clínicas de Tratamento ou inserção em Comunidade Terapêutica é necessário declaração de vontade do usuário, não podendo a Assistência Social utilizar-se de força para acompanhamento do caso. A Assistência Social é canal para Cidadania e garantia de direitos, agindo na promoção de políticas públicas de inclusão social.

CREAS
Men de Sá, 249 - Vila Nova - Campos Gerais/MG - CEP: 37160-000